Vai falir? Concorrente da Tramontina no RS registra dívida R$ 326 milhões e pede “socorro” ao Governo

Nesta terça-feira (29), uma das grandes concorrentes sulistas da Tramontina entrou com pedido de recuperação judicial na vara de Falências de Caxias do Sul, motivada por uma dívida no valor de R$ 326 milhões. De acordo com a empresa, seu objetivo é buscar proteção judicial mais adequada na renegociação com credores.

“O pedido de recuperação judicial do Grupo Brinox não causará impactos na operação e prevê a capacidade de comercialização no Brasil e no mundo, enquanto a companhia se reorganiza financeiramente. O Grupo Brinox vai concentrar seus esforços para encontrar junto aos seus credores as melhores soluções para preservar seu negócio de forma sustentável e perene”, diz a empresa, em nota.

O Grupo pretende manter seu atual quadro de funcionários, formado por 800 pessoas.

Sobre o Grupo Brinox, concorrente da Tramontina

Fundado há cerca de 35 anos em Caxias do Sul, localizada a 125 km de Porto Alegre, o Grupo Brinox é um dos maiores fabricantes de produtos domésticos do Brasil. Atualmente, a empresa trabalha com 3,5 mil itens das marcas Brinox, Coza e Haus Concept. Sua controladora é a argentina Southern Cross.

Nos últimos tempos, o Grupo Brinox investiu mais de 80 milhões em suas unidades fabris. Além de ser popular no Brasil, a empresa tem presença no mercado internacional, com produtos em mais de 30 países.

A empresa tem 41.000 metros quadrados de área construída na serra do RS, em uma área total de 80.000 metros quadrados.

Para justificar a recuperação judicial, a empresa afirma que “o expressivo aumento da taxa Selic a partir de 2020”, atingiu sua liquidez e e causou o aumento do custo de dívida. O forte impacto da pandemia de Covid-19 no varejo, a alta no preço dos combustíveis decorrente da guerra entre a Rússia e Ucrânia e a escassez de crédito também foram fatores que levaram à decisão, segundo o grupo.

Imagem: Getty Images