Trilhas de Porto Alegre possuem vistas deslumbrantes que valem a pena conhecer

Para quem vai visitar Porto Alegre ou já mora na cidade, há excelentes opções para contato com a natureza, como parques e o Lago Guaíba. Entre esses, algumas das melhores alternativas são as trilhas: a capital gaúcha é conhecida por contar com diversas excelentes rotas que podem agradar os trilheiros.

Recentemente, a cidade, com quatro unidades de conservação, foi até mesmo incluída na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. O objetivo da medida é trazer mais conscientização ambiental e visibilidade para estes espaços. Confira abaixo quais são cada um deles e as suas principais características.

Principais trilhas com vistas deslumbrantes em Porto Alegre

  • Parque Natural Morro do Osso

O Parque Natural Morro do Osso se localiza a 143 metros de altura em uma área de 220 hectares. Ao topo do morro de mesmo nome, é possível vislumbrar toda a capital gaúcha, incluindo pontos como o Lago Guaíba, Delta do Jacuí e diversos morros de Porto Alegre. Além disso, também conta com grande biodiversidade, incluindo resquícios da Mata Atlântica.

  • Parque Natural Municipal Saint’Hilaire

Este parque de 130 hectares conta com resquícios da Mata Atlântica e vegetação característica do bioma Pampa. Uma ida no Parque Natural Municipal Saint’Hilaire permite aos visitantes aproveitarem a paisagem repleta de árvores e contato com a natureza.

  • Refúgio de Vida Silvestre São Pedro

O Refúgio de Vida Silvestre São Pedro é um destino conhecido de quem já fez trilhas pela cidade de Porto Alegre. Foi decretado como uma unidade de conservação em julho de 2000 por conta de sua ampla fauna, repleta de espécies animais ameaçadas de extinção.

  • Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger

A Reserva Biológica do Lami é um ponto conhecido de trilhas ecológicas no Rio Grande do Sul. O espaço possuí grande variedade de ambiente, incluindo vassourais, campos arenícolas, entre outros.

Imagem: Giulian Serafim / PMPA