Pesquisa revela melhores e piores pizzas para a saúde; veja ranking

Uma pesquisa encomendada pelo site VivaBem, do Uol, revelou quais são os melhores e piores sabores de pizza, com base em seus benefícios e malefícios para saúde.

Para a pesquisa, foram levadas em consideração as afirmações de três nutricionistas, que elaboraram o ranking com base nos impactos à saúde de cada sabor. Confira abaixo mais informações sobre as opções e porque elas podem fazer bem ou mal para a sua saúde.

Ranking revela melhores e piores pizzas para a saúde

Veja aqui o ranking completo:

  1. Atum
  2. Escarola
  3. Frango com milho
  4. Rúcula
  5. Marguerita
  6. Muçarela
  7. Quatro queijos
  8. Portuguesa
  9. Brasileira
  10. Calabresa

Segundo os especialistas, o melhor sabor de pizza para a saúde é atum. Tipicamente, este sabor acompanha molho de tomate, cebola e muçarela. Os nutricionistas apontam que o atum é a melhor opção, por conter proteína magra, rica em ômega 3 e selênio. Além disso, também ajuda na imunidade e na diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol.

Em segundo lugar, fica a pizza de escarola. O motivo é o amplo valor nutricional provido pela verdura, que conta com vitaminas A, do complexo B, C, e diversos outros. Também conta com fibras, fator que pode ajudar na digestão. Completando o pódio, está a pizza de frango com milho – o peito de frango é conhecido por ser uma das melhores opções de carnes saudáveis, e o milho também garante uma boa diversidade de nutrientes.

Já a pior pizza para a saúde, segundo os nutricionistas, é a de calabresa. Afinal, além de um baixo valor nutricional, a carne ultraprocessada aumenta o risco de desenvolvimento de câncer e traz malefícios à saúde intestinal.

Outra pizza considerada como uma das piores é a brasileira. Apesar de uma gama de recheios, este é um sabor que também conta com alimentos embutidos e gordura saturada. Completando o pódio entre as piores, está a portuguesa, pelo mesmo motivo das anteriores.

Imagem: Reprodução / Pixabay