TikTok toma medidas drásticas para combater o vício no app

Nesta quarta-feira (1), o Tiktok, a maior rede social de vídeos curtos, anunciou que novas ferramentas serão inseridas no app, a fim de limitar o tempo de tela de usuários menores de 18 anos. A partir das próximas semanas, cada adolescente poderá assistir vídeos durante 60 minutos por dia. Após esse tempo, o app pedirá uma senha para que ainda possa ser utilizado.

Para o alívio de muitos, essa restrição poderá ser desativada nas configurações do aplicativo, porém, o TikTok orienta que os menores ou seus pais mantenham a opção ativa.

Além disso, os usuários do app receberão um relatório semanal do tempo de tela.

Tempo de tela no TikTok poderá ser controlado pelos pais/responsáveis

Segundo a empresa, a decisão foi tomada após consultas com profissionais do Laboratório Digital Wellness, do Hospital Infantil de Boston.

Por meio do sistema de sincronização familiar, os pais dos menores terão permissão para personalizar o tempo de tela diário dos jovens. Além disso, o app enviará aos responsáveis resumos do tempo gasto dos adolescentes no app.

As notificações do aplicativo também poderão ser silenciadas pelos pais dos menores. A partir das 21h, usuários entre 13 e 15 anos não irão receber notificações. As notificações não serão enviadas à menores de 16 a 17 anos a partir das 22h.

Limites também poderão ser impostos aos usuários maiores de idade

Os usuários maiores de 18 anos também poderão impor limites em suas próprias contas. Eles também poderão definir o tempo de tela e silenciar as notificações do app.

Além disso, o app irá lançar um lembrete de sono, a fim de fazer com que os usuários tenham mais controle sobre a hora em que irão parar de ver vídeos para dormir. As pessoas poderão definir a hora que a notificação irá avisar que está na hora de ficar offline.