Região do RS tem maior evolução urbana do Brasil em ranking

Porto Alegre é a cidade com maior desenvolvimento urbano nos últimos 12 anos, de acordo com levantamento feito pelo DataZAP. A pesquisa, chamada de Índice de Evolução Urbana, levou em conta informações de 68 municípios brasileiros, como a renda da população, emprego e os métodos do mercado de imóveis.

A capital gaúcha ficou com índice de 1,6. Em seguida, aparecem Salto (1,5), Ubatuba (1,4), Indaiatuba (1,3) e Itatiba (1,3), todas localizadas no interior de São Paulo. Porto Alegre se sobressai principalmente pela geração de empregos formais, que cresceu com uma taxa seis vezes maior do que a média nacional. Também houve crescimento do salário real, porém, o mercado imobiliário registrou queda de 0,5.

Dados do Índice de Evolução Urbana foram coletados do IBGE

No estudo, foram cruzados dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), da plataforma de monitoramento de lançamentos imobiliários Geoimovel e dos portais do Grupo OLX (ZAP, Viva Real e OLX Imóveis).

O período considerado do Censo, foi entre os anos de 2010 a 2022. Durante entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, a economista do DataZAP, Larissa Gonçalves, disse que o mercado de trabalho formal e salário real são importantes, já que são indicativos de crescimento econômico. “Se olharmos o PIB de Porto Alegre, ele cresceu 4,17%, saindo de R$ 46 bilhões para R$ 76 bilhões.”

De acordo com a profissional, o estudo das evolução urbana das cidades foi baseado em um já existente, do professor e economista de Harvard Eduardo Glaeser, que vê o mercado imobiliário como uma aposta na cidade.

Larissa ainda revelou que Porto Alegre teve crescimento muito superior às demais cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, e as sulistas Curitiba e Florianópolis.

Imagem: Germano Lûders / Exame