Quase metade dos moradores da região Sul passam mais de 1 hora por dia no trânsito; veja dados

Uma pesquisa de opinião pública sobre Mobilidade Urbana e Trabalho, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que quase 50% dos moradores que trafegam pelas grandes cidades da região Sul do Brasil, passam mais de 1 hora no trânsito. Ao todo, o percentual é de 44%. Dos entrevistados, 53% responderam que o tempo perdido em deslocamento afeta um pouco ou muito a qualidade de vida e 44% afirmaram que se sentem menos produtivos.

O tempo gasto com o deslocamento não sofreu grandes mudanças após a pandemia da Covid-19. De acordo com a pesquisa, 56% do público afirma que o tempo permaneceu o mesmo; para 34% aumentou um pouco ou muito, e para 8% diminuiu pouco ou muito.

A redução de 23% das linhas de ônibus e aumento de 20% no fluxo de automóveis, são fatores que explicam o aumento nas horas gastas no trânsito nos estados sulistas. Em contrapartida, entre os motivos para a redução de tempo, estão mudança de rotina e mudança de hábitos, com 20% e 16%, respectivamente.

36% dos motoristas do Brasil passam mais de 1 hora no trânsito

A pesquisa da CNI, divulgada nesta semana, também revelou que 36% dos motoristas brasileiros passam mais de 1 hora no trânsito.

O levantamento indica que 8% da população gasta mais de três horas se deslocando devido a atividades de rotina, como trabalho e estudo, 7% ficam cerca de três horas por dia no trânsito e 21% entre uma e duas horas. 29% dos entrevistados acreditam que o tempo de deslocamento aumentou depois da pandemia.

De acordo pesquisa, 55% das pessoas têm a qualidade de vida prejudicada pelo tempo gasto no transporte, e 51% afirmaram que sua produtividade é impactada.

A pesquisa foi entre os dias 1 e 5 de abril, em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem. Ao todo, 2.019 pessoas da população economicamente ativa brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 unidades da Federação foram entrevistadas.

Imagem: Reprodução / rawpixel.com / Freepik