Quais são os documentos exigidos para a validação do cadastro no Bolsa Família 2023

Com a mudança do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, os beneficiários precisam ficar atentos para continuar recebendo os pagamentos. Para garantir a aprovação no cadastro do benefício, é preciso uma série de documentos e informações pessoais válidos para poder realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico)

A seleção dos beneficiários é feita unicamente pelas informações do CadÚnico. Para receber o Bolsa Família, é preciso primeiro fazer o cadastro e aguardar. Confira abaixo quais os documentos exigidos.

Documentos necessários para o cadastro no Bolsa Família

  • CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família;
  • Um dos documentos listados abaixo para cada membro da família: Certidão de Nascimento. Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho; Título de Eleitor;

Para se inscrever, o cidadão deve comparecer ao CRAS mais próximo e solicitar a inscrição da família no Cadastro Único, apresentando os documentos pessoais. Deve-se confirmar os dados na entrevista, que incluem quem faz parte da família, características da residência, grau de escolaridade, remuneração, e informações sobre despesas e trabalho. Por fim, será emitido o Número de Identificação Social (NIS).

Mesmo no caso de um dos membros da família não possua um documento de identificação, o entrevistador responsável não pode negar a inscrição no Cadastro Único.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, haverá um pente fino no Bolsa Família 2023. Isso significa que haverá uma reavaliação dos dados e de quais brasileiros continuarão recebendo o benefício a partir do início do novo governo. Os indivíduos convocados no pente fino do CadÚnico devem passar por uma nova avaliação.