Artesão de Porto Alegre constrói miniaturas de pontos turísticos; Veja imagens

Após precisar fechar o restaurante da família, homem abre ateliê de miniaturas em Porto Alegre. Paulo Dorsch, de 68 anos, transformou a garagem da casa em um ateliê de dioramas. As réplicas são feitas com moldes de madeira balsa, e o artista usa de quase todo tipo de material como decorativos para suas peças.

O artesão já recriou diversos pontos históricos da capital gaúcha, como a Catedral de Pedra de Canela, o Theatro São Pedro e o Solar dos Câmara. Hoje, Dorsch faz os produtos sob encomenda personalizada para clientes.

Artesão começou carreira como hobby durante a pandemia

Devido a pandemia, Paulo Dorsch precisou fechar o bar e restaurante da família, o Sgt Peppers, agora reaberto. Durante o período de isolamento, o artista começou a usar a garagem da casa e talentos como aeromodelista e técnico em eletrônica para construir miniaturas detalhadas.

Paulo também começou a criar miniaturas fantasiosas, como uma árvore com casas de gnomos e até mesmo o castelo de Hogwarts, da saga Harry Potter. No Instagram @dioramas_dorsch, o artista atende á encomendas e divulga seus trabalhos, que você pode conferir com este link. O artesão descreve seu trabalho como uma eternização de memórias, fazendo seus clientes revisitarem momentos especiais.

O empresário afirma que já recriou trabalhos a partir de fotografias, e é muito comum receber encomendas de vizinhos, que pediram para reconstruir suas casas e outros locais importantes. As réplicas são construídas em escala 1:87, o que significa que o tamanho real é reduzido em 87 vezes.