O que mudou desde que os ônibus de Porto Alegre passaram a operar com GPS? Confira

Já faz três anos desde que a frota de ônibus de Porto Alegre começou a adotar o uso de aparelhos de GPS. Desde então, o sistema permitiu aos cidadãos acompanharem, através do aplicativo Cittamobi, informações sobre a rota em tempo real, como por exemplo, horários, quais linhas passam por cada parada e a previsão de chegada dos veículos.

Segundo a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), o aplicativo já foi baixado por 665 mil usuários. O sistema foi implantado em mais de 1,6 mil ônibus na época, e permitiu uma maior integração entre as funcionalidades do transporte público da capital. Desde então, houveram mais mudanças no projeto. Confira abaixo.

Cittamobi garante informações das rotas de ônibus em tempo real

Segundo o presidente da ATP, Tula Vardaramatos, além do GPS, outras medidas foram adotadas para modernizar o funcionamento do transporte público na cidade. O presidente cita a implantação do reconhecimento facial, monitoramento por câmeras, integração do aplicativo TRI e a recarga expressa.

Outras funcionalidades do Cittamobi incluem saber se o ônibus é climatizado e se tem acessibilidade para pessoas com deficiência. Devido á integração dos GPS com o aplicativo, a previsão de chegada do ônibus baseada em informações recebidas em tempo real, garantindo que os usuários possam saber com exatidão quando precisam estar na parada.

O projeto de integração de GPS teve participação da ATP, EPTC, consórcios e Carris. Foi necessário um mapeamento minucioso de toda a cidade, incluindo paradas, linhas e horários, a fim de construir um sistema com todas as informações necessárias.