Prazo para justificar voto no 2º turno termina nesta segunda-feira

O prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições termina nesta segunda-feira (9). O eleitor que não compareceu no dia 30 de outubro deve justificar para não ficar em irregular com a Justiça Eleitoral, situação que pode gerar diversas complicações para o cidadão.

É possível justificar a ausência através de três formas: pelo aplicativo do E-Título; pelo Sistema Justifica, no portal da Justiça Eleitoral; ou pelo do formulário de justificativa eleitoral; confira mais abaixo mais detalhes sobre a justificativa do voto abaixo.

Quem não justificar o voto pode precisar pagar multa da Justiça Eleitoral

Caso o cidadão em questão tenha faltado nos dois dias de votação, cada dia é contado como uma eleição diferente e deve ser justificado de forma individual. É preciso preencher dados e explicar o motivo de ter faltado á eleição, e caso seja possível, anexar um ou mais documentos que comprovem a explicação apresentada.

Como o voto é obrigatório para quem tem entre 18 a 70 anos de idade, cidadãos que não votam e não justificam a falta recebem diversas limitações, como não poder emitir documentos de identidade, passaporte e de quitação eleitoral.

Para estar quite com a Justiça Eleitoral, o cidadão deve ter votado em todas as eleições, e caso tenha faltado, justificado suas ausências. Outro fator que pode afetar a regularidade com a Justiça são os chamados para trabalhar como mesário: recusar pode deixar o cidadão irregular. Em casos de irregularidade e pendências com a Justiça Eleitoral, torna-se obrigatório o pagamento de multas para reverter o caso.