Número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul cai para 2

Nesta sexta-feira (06), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o quarto boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2022/2023.

De acordo com as análises, caiu pela metade o número de pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul – passando de quatro, para dois. A praia do Encontro, localizada na cidade de São Jerônimo, na Região Carbonífera, segue na lista de locais a serem evitados pelos banhistas. A região é banhada pelo rio Jacuí. Já o balneário Rebello, que fica em Tapes, no Sul do Estado, e é parte da laguna dos Patos, apareceu pela primeira vez na lista divulgada pela Fepam.

Ao todo, 90 pontos foram analisados em 43 municípios. Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros da bactéria escherichia coli, observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, e nº 357, de 17 de março de 2005.

Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias. Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água.

O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Já quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade.