A partir da próxima semana, Bagé começa a racionar água; Entenda o motivo

Com a estiagem afetando todo o Rio Grande do Sul, a cidade de Bagé entrará em racionamento de água a partir do dia 14 de janeiro. A medida, que será preventiva, afetará todos os bairros da cidade durante o período de 6h das 23h ás 5h.

Depois do mês de dezembro fechar para Bagé com apenas 44,6 milímetros de precipitação, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) repete a medida tomada no ano passado, também em janeiro. O objetivo é que todos os bairros recebam água durante o dia, de modo a preservar a rotina dos cidadãos. Confira mais detalhes sobre a escassez de água no Rio Grande do Sul abaixo.

Vários municípios gaúchos já declararam situação de emergência por falta de água

O começo de 2023 está sendo marcado por um grave período de estiagem por todo o estado. As barragens que abastecem Bagé enfrentam níveis preocupantes, com Sanga Rasa estando 3,2m abaixo do nível normal, Piraí com 2,15m negativos e a emergencial, 0,35m abaixo.

De acordo com o Daeb, o racionamento preventivo busca impedir uma baixa ainda maior das reservas hídricas da região. Uma diminuição no nível das águas, no estado atual, significaria um aumento no período em que a água não está sendo fornecida para a cidade. Além do racionamento, foram tomadas medidas como o aluguel de um caminhão-pipa e a construção de um sistema de bombeamento de água da área da barragem de Arvorezinha para a Barragem Emergencial. O Daeb reforça que é importante que os cidadãos tenham consciência do uso de água durante o período de estiagem.