Porto Alegre comemora 251 anos na próxima semana! Conheça história da cidade

Você sabia? Porto Alegre teve sua data oficial de fundação estabelecida como sendo 26 de março de 1772, quando a freguesia de São Francisco do Porto dos Casais foi fundada. Essa freguesia teve seu nome alterado para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre um ano depois. Entretanto, o processo de povoamento teve início em 1752, quando 60 casais açorianos portugueses chegaram à área de Missões, no noroeste do estado, que havia sido cedida ao governo português para fins coloniais pelo Tratado de Madri. 

Essas pessoas se estabeleceram em Sacramento, nas margens do Rio da Prata. A demarcação das terras ocupadas pelos Açores foi um processo longo e, na época, a região era conhecida como Porto de Viamão, que foi o primeiro nome dado à cidade que viria a ser Porto Alegre.

Em 24 de julho de 1773, Porto Alegre assumiu a posição de capital dos Capitães, quando o governo de José Marcelino de Figueiredo foi oficialmente estabelecido. A partir de 1824, a cidade começou a receber imigrantes de diversas partes do mundo, incluindo alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses. Essa mistura de culturas, tradições e línguas faz de Porto Alegre, que atualmente conta com quase 1,5 milhão de habitantes, uma cidade cosmopolita e multicultural, um exemplo bem-sucedido de diversidade e pluralidade.

Da Guerra dos Farrapos ao desenvolvimento urbano e cultural

A história de Porto Alegre é marcada por lutas e batalhas que forjaram sua identidade. Como capital dos Pampas, a cidade se destaca pela fauna e flora diferenciadas e vastas planícies que dominam a paisagem do sul do Brasil e partes da Argentina e do Uruguai. Foi nessa região que surgiu a figura do gaúcho, histórico herói guerreiro e valente, fruto das disputas fronteiriças entre os reinos de Portugal e Espanha, iniciadas no século XVI.

No entanto, o século XIX marcou uma reviravolta na história da cidade com a Guerra dos Farrapos, longo conflito de independência contra o Império Português que começou em 1835. Embora o conflito tenha sido suprimido, o mito do gaúcho se inscreveu na história, sendo celebrado em hinos, desfiles anuais e homenagens a ruas e parques.

Após o fim da Guerra dos Farrapos, Porto Alegre continuou a crescer e a se desenvolver rapidamente, principalmente graças ao aumento das atividades portuárias e dos estaleiros navais. Ao longo das décadas do século XVIII, a cidade experimentou uma forte reestruturação em sua estrutura urbana e continuou a ser o centro das manifestações culturais, políticas e sociais do país, sendo berço de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e eventos que marcaram a história do Brasil.

Imagem: Giulian Serafim / PMPA