Novo ciclone pode gerar ondas de quatro metros e ventos de até 100 km/h em Santa Catarina

Nesta terça-feira (26), temporais, queda nas temperaturas e ventos que podem chegar até 90 km/h devem ser registrados na região Sul de Florianópolis, por conta da passagem de uma frente fria decorrente da formação de um ciclone na região Sul do Brasil.

Na quarta-feira (27), as rajadas podem chegar aos 100 km/h nas cidades do Litoral Sul de Santa Catarina.

O ciclone extratropical também deixa o mar agitado até, no mínimo, quinta-feira (28) em todo o litoral. Ressaca no mar e picos de 4 metros também são previstos, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em SC.

Chuva intensa deve atingir Santa Catarina nesta semana

A chuva deve ser intensa, com acumulados médios que variam entre 40 e 60 milímetros, entre o Litoral Sul e Planalto Sul. No Sul, podem ultrapassar os 80 milímetros no Sul.

Ainda na quarta-feira (27), entre o centro e o litoral do estado há “risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais”, informou o órgão.

Por conta destas condições, a Defesa Civil do Estado emitiu um comunicado: “A partir da madrugada de quarta-feira (27), o processo de formação de um ciclone no oceano provoca temporais com raios, rajadas de vento, granizo e chuva pontualmente intensa,  iniciando no Grande Oeste e se deslocando para as demais regiões do estado ao longo da manhã e da tarde. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais.”

Nos últimos dias, grande parte do Estado já registrou chuvas intensas, principalmente entre o Planalto e o Sul. Em Urupema, na Serra, foram 38,2 milímetros de precipitação acumulada nas 12 horas anteriores às 14h de segunda (25).

Na data, a Defesa Civil do Estado emitiu alertas para temporais isolados com queda de granizo em municípios do Oeste e do Norte de Santa Catarina.

Imagem: Epagri Ciram / Divulgação