Não era Porto Alegre! Esta cidade do RS já foi a capital do estado; confira

Você sabia que durante um período, outra cidade gaúcha foi a capital do Rio Grande do Sul? Além de Porto Alegre, o município de Viamão também já deteve o título de sede do estado.

Até 1763, o governo gaúcho tinha como sede a Vila do Rio Grande — em decorrência de uma invasão, houve a transferência para o município de Viamão, que se manteve como capital até 1773. Confira abaixo mais informações sobre a história da cidade.

Viamão já foi a capital do Rio Grande do Sul

No ano de 1763, o governador Pedro de Cevallos, da Província de Buenos Aires, foi responsável pela invasão da Vila de Rio Grande, capital da província hoje conhecida como o RS. Devido à entrada dos invasores espanhóis, a sede do governo foi transferida para Viamão, título que manteve por cerca de uma década. Na época, a região foi tomada por uma grande quantidade de refugiados da invasão.

Em 1772, o bispo do Rio de Janeiro aprovou a criação da freguesia de Porto dos Casais, que viria a ser conhecida como Porto Alegre. No entanto, o povoamento da cidade se iniciou décadas antes, em 1752. Com a chegada de 60 casais portugueses açorianos, foi demarcada a terra de Porto dos Casais, na época conhecida como Porto de Viamão. Um ano depois, seria definida como capital do estado.

“Em 1763, a cidade recebeu o governo do RS, que tinha a sede na Vila do Rio Grande, e que transferiu devido à invasão do estado pelos espanhóis. Viamão se conservou sede do governo até 1773. Nesta época, a sede foi transferida para Porto dos Casais (atual Porto Alegre).”, afirma publicação da prefeitura municipal de Viamão.

A transferência teve várias consequências para Viamão. A cidade entrou em processo de ruralização crescente, além de uma forte decadência tanto na esfera econômica quanto política.

Imagem: Reprodução / Diário do Turismo