Novo ciclone? Saiba qual é o motivo das fortes chuvas que devem atingir o RS nesta segunda-feira (4)

Esta segunda-feira (4) será de muita instabilidade para o Rio Grande do Sul. Isso porque, de acordo com a MetSul Meteorologia, a previsão é de chuva para todo o território gaúcho, variando apenas a intensidade da precipitação.

Além disso, há risco de temporais localizados sob a condição atmosférica extremamente instável desde o começo do dia. Por isso, é necessário manter-se atento às condições climáticas e não correr risco desnecessário.

A chuva, em vários momentos do dia, poderá ser torrencial e com altos volumes em pouco período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas, em alguns pontos. Dessa forma, poderão ser gerados alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de córregos.

Muita chuva no início desta semana

Na madrugada desta segunda-feira, os acumulados de chuva se concentraram no Noroeste gaúcho. Já no decorrer do dia, irá se formar uma faixa de chuva muito volumosa entre o Noroeste, o Alto Jacuí, o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

A chuva pode vir acompanhada de raios e trovoadas, com risco de temporais localizados de vento forte e granizo. O ar mais frio irá ingressar durante a segunda metade do dia, fazendo a temperatura cair.

Motivo da instabilidade nesta segunda-feira

Serão três fatores que influenciarão a instabilidade no território gaúcho: um centro de baixa pressão, uma frente fria e uma corrente de jato em baixos níveis.

Contudo, a frente fria e o centro de baixa pressão se afastam nesta terça-feira (5), melhorando as condições climáticas no decorrer do dia. Porém, terça ainda irá começar com chuva em diversas regiões gaúchas.

Já na quarta-feira (6), o sol aparece por pouco tempo. No final do dia, a frente fria avança com mais chuvas e temporais localizados no estado.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA