Grande empresa anuncia que irá cortar 9 mil empregos

A Amazon.com Inc anunciou ontem (20) que irá cortar 9 mil empregos em suas unidades de serviços de nuvem, publicidade e Twitch, seguindo o exemplo de outras grandes empresas de tecnologia que já anunciaram demissões recentes devido à possível recessão. O presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, explicou que a incerteza econômica forçou a empresa a tomar medidas de corte de custos e pessoal, apesar de ter contratado muitos funcionários nos últimos anos. 

A Meta Platforms, dona do Facebook, também anunciou recentemente que cortará 10.000 empregos neste ano, após já ter eliminado mais de 11.000 postos em uma primeira leva de demissões no outono passado. Desde meados de 2022, as grandes empresas de tecnologia, como a Meta, Google, Amazon, Twitter e Microsoft, têm demitido funcionários, totalizando cerca de 50 mil desligamentos nos últimos meses. 

Por que isso vem acontecendo?

A demissão em massa de funcionários acontece porque essas empresas alegam buscar maior eficiência após uma década de alto investimento e crescimento acelerado de receita.

Algumas empresas têm reduzido investimentos em áreas menos estratégicas ou em projetos de longo prazo, enquanto outras têm adotado medidas de contenção de gastos, como a redução de benefícios para funcionários e o fechamento de escritórios não essenciais.

No entanto, essas empresas também têm anunciado planos de contratação em áreas mais estratégicas, como inteligência artificial, segurança cibernética e serviços de nuvem. Essas contratações são vistas como um sinal de que as empresas estão se preparando para o futuro e buscando se adaptar a um mercado cada vez mais competitivo.

Imagem: Pablo Martinez Monsivais/AP Photo