É possível recarregar os cartões TRI e SIM via PIX? Descubra

Os Cartõs TRI (Transporte Integrado), do transporte municipal de Porto Alegre, e SIM (Sistema Integrado Metropolitano) podem agora ser recarregados via Pix. De acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e a Trensurb, o valor mínimo é de R$ 20 e o crédito já fica disponível nos cartões de Passagem Antecipada em até 30 minutos.

O pagamento pode ser realizado a partir do aplicativo, disponível através da Google Play Store (para celulares Android) e da App Store (para iPhone) ou através do site tripoa.net.br. O uso do Pix como método de pagamento era uma demanda comum de usuários da rede de transporte público da capital.

Recarga do cartão de transporte público pode ser feita por outras formas além de Pix

Os cartões de transporte podem ser recarregados através do cartão de débito, com taxa de 2% do valor de compra. No crédito, a taxa é de 2,5% do valor. O pagamento da recarga do cartão também pode ser feita através de boleto bancário, com taxa fixa de R$ 2,40. Os cartões garantem descontos em integração de metrô com os coletivos da Capital, e são aceitos em todos os ônibus urbanos e lotações de Porto Alegre.

Em setembro de 2022, se tornou possível fazer o cartão SIM Passagem Antecipada em qualquer uma das estações da Trensurb. Para o procedimento, que é gratuito, o usuário deve apresentar documento com CPF e recebe o cartão imediatamente.

Este método só é válido para a primeira via do cartão. Para usuários que perderem o passe ou precisaram fazer outro por qualquer motivo, devem solicitar a segunda via, assim como o cancelamento da primeira, pelo app ou site do TRI.