Estudantes gaúchos participam de evento de simulação diplomática na Universidade de Harvard

Dez alunos do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, foram selecionados para participação em evento de simulação diplomática promovido pela Universidade de Harvard. São jovens de cerca de 50 países que se juntarão nos Estados Unidos para seguir uma simulação no modelo de assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Harvard Model United Nations (HMUN) ocorrerá durante quatro dias, entre 26 e 29 de janeiro, onde serão debatidos assuntos como desenvolvimento econômico, tecnológico e social, além de segurança e saúde global. Esta é a maior simulação diplomática para alunos do Ensino Médio do mundo.

Tema de simulação de Harvard será criação de pontes entre diferenças

Os estudantes atuarão como representantes de países da ONU, e discutirão, em inglês, possíveis soluções para problemas globais. Uma parcela dos alunos fará o papel de jornalistas, realizando a cobertura do evento. Além dos estudantes de ensino médio, estarão presentes 230 alunos de graduação de Harvard para prestar apoio à simulação.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Rosário, Caroline Becker, o evento garante aos alunos, além do aprendizado, a experiência do intercâmbio cultural, do exercício do inglês e o desenvolvimento de competências como protagonismo, oratória, liderança e senso crítico. “Amplia o horizonte dos estudantes. É uma experiência potente e enriquecedora”, afirma a coordenadora.

Os dez estudantes já embarcaram no início da semana para os Harvard Model United Nations, nos Estados Unidos. O tema do evento deste ano será “Bridging Divides”, mensagem de unificação entre divisas ou diferenças. A simulação de 2023 marca a 70ª edição do evento.