É possível consultar todas as suas informações financeiras num único site? Conheça o Registrato

Pensando em garantir um método rápido e prático para que os clientes de instituições financeiras verifiquem seus relatórios, o Banco Central criou o Registrato, uma nova ferramenta para controle da vida fiscal.

O Registrato é basicamente um sistema comandado pelo Banco Central que permite que os brasileiros tenham acesso à internet de forma rápida e segura. Os relatórios emitidos pelo recurso contém informações que vão desde o relacionamento de um cliente com as instituições financeiras até as operações de crédito e câmbio realizadas por ele. 

A plataforma também permite a consulta de informações sobre empréstimos feitos em seu nome, além de consultar em quais bancos o cidadão possui conta e suas chaves Pix cadastradas. Também é possível ver dívidas com órgãos públicos federais, consultar cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira feita pelo cliente.

Como acessar o Registrato 

Para acessar o serviço do Banco Central que possibilita a consulta das suas informações financeiras é preciso fazer o credenciamento para obter acesso ao sistema. Também é necessário que as instituições financeiras autorizadas pelo BC disponibilizem a validação para seus clientes.  

Podem ser disponibilizadas validações por Internet Banking, obrigatória para bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas que prestam serviços por meio da internet, ou validações por aplicativo, opcional para todas as instituições financeiras. 

Qualquer pessoa que possua CPF ou CNPJ válidos pode acessar o Registrato após cadastro prévio. Pessoas jurídicas e Microempreendedores Individuais (MEI) devem realizar o cadastro diretamente no site do Banco Central, sistema de validação necessário para estes casos. 

Veja quais são os relatórios oferecidos pelo Registrato 

  •  Relatório de Chaves Pix;
  • Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR);
  • Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS);
  • Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais;
  • Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal – Cadin.