O que aconteceu com a aeronave que caiu no Guaíba?

Na noite desta segunda-feira (03), uma aeronave caiu no Guaíba, na zona sul de Porto Alegre, após decolar de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Os bombeiros seguem realizando buscas pelo piloto Luiz Cláudio Petry, 43 anos.

Durante a madrugada e o início da manhã desta terça-feira (04), foram encontradas as asas, a cabine do piloto, o motor e um pedaço da parte traseira da aeronave, ligada a um cabo de aço. O motor está no fundo do Guaíba, cravado na areia.

O trabalho para localizar o piloto acontece com auxílio de helicópteros, mergulhadores e embarcações. O ponto fica a cerca de 25 minutos da orla de Ipanema. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava em situação regular.

Aeronave cai no Guaíba, em Porto Alegre

O aeromotor estava ocupado por somente um tripulante. Petry, que é um dos donos da aeronave, faria um voo curto até a região do bairro Belém Novo e retornaria para Eldorado. A suspeita é de que houve uma pane no ultraleve.

De acordo com o aplicativo Flight Radar, que identifica as rotas dos voos conforme a identificação das aeronaves, o ultraleve teria realizado um voo curto, entre 17h45min e 17h51min, partindo da pista de Fazenda Jacuí, em Eldorado do Sul, e desaparecendo entre a região dos bairros Ponta Grossa e Belém Novo, em Porto Alegre, quando teve uma queda brusca e perdeu o contato com a base.

Os destroços do avião de pequeno porte serão levados pelos proprietários para investigar o que aconteceu e apresentar ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).