Confirmado! IA chega às escolas do PR com a promessa de ajudar alunos cegos

Na manhã desta terça-feira (22), os alunos cegos da Rede Estadual de Ensino do Paraná, receberam do governador Carlos Massa Ratinho Junior, dispositivos de inteligência artificial OrCam MyEye 2.0. A entrega foi feita durante um evento realizado no Palácio do Iguaçu.

Os óculos, desenvolvidos e fabricados em Israel, têm tecnologia que usa áudio para transmitir informações a usuários com deficiência visual e devem melhorar a experiência de aprendizado para estudantes com cegueira total nas escolas estaduais do Paraná. De acordo com o governador, o principal objetivo é garantir a inclusão e autonomia às crianças.

Ratinho Junior ainda destacou que cabe a sociedade se organizar para criar um ambiente de convivência que possa amenizar os problemas que uma deficiência traz para qualquer ser humano. “E começar pela educação, talvez, é a maneira mais universal que nós temos para, primeiro, quebrar qualquer tipo de preconceito e, segundo, fazer com que isso fique mais acessível”, completou.

Sobre o dispositivo que promete auxiliar os alunos cegos do PR

Discreto, o novo dispositivo tem apenas 7,6 cm de comprimento, e funciona acoplado à haste de óculos comuns, segundo o governo. O OrCam MyEye 2.0 é capaz de ler para os alunos ou qualquer outro usuário, textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores, cédulas de dinheiro (dólar e real), identificar rostos e objetos.

Os usuários também podem escolher a velocidade de leitura e decidir entre vozes masculinas e femininas. Comandos para pausar, avançar ou retroceder a leitura também estão disponíveis nos dispositivos. .

“Essa é uma das tecnologias mais modernas do mundo, que vai facilitar a inclusão de crianças e jovens. Através dos dispositivos, os alunos terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado semelhantes às dos demais colegas. Essa inovação promove inclusão e mais acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional”, afirmou o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel.

Até o momento, foram adquiridos 147 equipamentos, em um investimento de R$ 2,19 milhões. Cada unidade custou R$ 14,9 mil.

As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Imagem: Gilson Abreu/AEN