Cidade de SC perde o título de mais nova do Brasil após criação de novo município

A cidade de Pescaria Brava, no Litoral Sul de Santa Catarina, perdeu o título de mais nova do Brasil após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A mudança ocorreu após o órgão autorizar, no início de outubro, a criação de uma nova cidade em Mato Grosso, a Boa Esperança do Norte, que é comandada pelo subprefeito Itamar Porto e foi desmembrada dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã.

A cidade catarinense, criada em 2003, está localizada a quase 100 km ao sul da capital Florianópolis. Sua emancipação foi confirmada somente em 2012, ano em que se tornou o 295º município do Estado.

Cidade catarinense é considerada um dos povoados mais antigos do Estado

Apesar de ser considerada a mais nova, até a criação da cidade em Mato Grosso, Pescaria Brava está entre um dos povoados mais antigos de Santa Catarina, de acordo com a prefeitura. Sua colonização aconteceu há mais de 300 anos, após imigrantes portugueses desembarcarem na região.

Segundo a prefeitura de Pescaria Brava, a economia da cidade é baseada na agricultura familiar, pecuária e pesca, além de produção significativa de camarão.

Sua população é estimada em 10,19 mil pessoas, espalhadas em 107 km². A cidade foi contabilizada pela primeira vez no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Como surgiu o nome de Pescaria Brava?

Segundo a prefeitura, existem várias versões sobre a origem do nome Pescaria Brava. Uma delas conta que os primeiros habitantes do município eram fortes e bravos, e que durante a pesca, enfrentavam o mar e vento muito intensos nos períodos em que o tempo nas lagoas que formam o Complexo Lagunar estava ruim.

Outra das histórias mais aceitas é que quando os pescadores iam dividir os peixes após a pesca, sempre acabavam brigando.

Imagem: Diego Redel / Agência RBS