Chuva faz atração turística desaparecer no RS

Além de tirar vidas, destruir casas e prejudicar diversos gaúchos, os temporais também afetaram a impressionante paisagem do Parque Estadual do Turvo, no noroeste do Rio Grande do Sul. O grande volume de chuva que afeta a região há mais de um mês, fez com quedas d’água do Salto do Yucumã, importante atração turística do Estado, desaparecessem.

Conforme as últimas atualizações, a vazão do Rio Uruguai está maior do que 5.000 metros cúbicos. Acima de mil metros cúbicos o Salto do Yucumã fica coberto, impedindo que as quedas sejam observadas.

Confira o antes e depois do salto:

Imagem: Reprodução / GZH

Sobre a atração turística

O Salto do Yucumã, que significa “grande roncador” foi formado por conta de uma falha geológica que varia entre 90 e 120 metros de profundidade. Por ter locais com 12 metros de altura e 1,8 quilômetro de extensão, o salto carrega o título de uma das maiores quedas d’água longitudinal do mundo.

A atração turística pode ser acessada pelo Parque Estadual do Turvo, a casa de diversas espécies, como a onça-pintada, o puma, o cateto, a anta, a jacutinga, o uru, peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

Inmet emite alerta para chuva no RS

As chuvas que têm afetado o noroeste gaúcho não devem parar por ai. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Apesar de baixo, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Além dessa, o fenômeno pode atingir as regiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste do Estado. O alerta é válido entre 02h51 e 10h desta quinta-feira (9).

Para mais informações, contate a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).