Capitais do Sul devem ter muita chuva até o fim de semana; confira previsão do tempo

Até o próximo fim de semana, a região Sul do Brasil deve registrar grandes volumes de chuva. Até domingo (8), as três capitais sulistas podem registrar quantidades de chuvas próximas ou maiores que a média do mês de outubro inteiro.

Em Florianópolis, Santa Catarina, devem ser registrados 220 milímetros de chuva. Normalmente, no mês inteiro, a média é de 153 mm. Em Curitiba, Paraná, deve chover 200 milímetros, ultrapassando a média de 160 mm. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pode chover 110 milímetros, quantidade próxima da média de 153 mm para outubro.

De acordo com a Climatempo, Santa Catarina deve ser o Estado mais atingido pelas chuvas, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. “Está acontecendo de novo uma queda acentuada da pressão atmosférica sobre o Sul e o Paraguai, somado ao ar quente vindo com força do norte do Brasil”, diz a meteorologista Josélia Pegorim.

Novo ciclone causa chuva forte no Sul do país

As chuvas intensas na região Sul do país nesta semana, são decorrentes de um novo ciclone extratropical que se formou na quarta-feira (4) sobre o oceano entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai. Até o momento, as regiões que foram mais prejudicadas são o oeste, sul e leste do Paraná, todo Estado de Santa Catarina e o centro-norte e nordeste do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre.

O ciclone começou a se afastar nesta quinta-feira (5), e a frente fria se desloca para o Sudeste, atingindo os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há previsão de temporais na região metropolitana de São Paulo, que também podem atingir a média de outubro em alguns dias. A temperatura diminui gradativamente.

Apesar de ter dado um tempo nesta quinta-feira, a chuva deve voltar com tudo nos três Estados do Sul nesta sexta-feira (6). “Durante essas chuvas, a área que menos deve ser impactada é o sul gaúcho”, destaca Josélia.

Imagem: Daniel Castellano / Prefeitura Municipal de Curitiba / Arquivo