Inmet emite novo alerta de temporal para região do RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu alerta laranja para temporal no Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão, o Estado deve registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido das 3h até 23h59 desta sexta-feira (6).

As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense.

Inmet emite alertas para Santa Catarina e Paraná

O Inmet também emitiu alerta laranja para temporal em parte de Santa Catarina. O Estado também deve ser atingido por chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Para o Paraná, o alerta é amarelo. A chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, os ventos serão intensos (40-60 km/h), e pode ocorrer queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda que, em caso de temporais, a população siga as seguintes instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Para obter mais informações entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Divulgação / Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)