Chuva excessiva deve atingir o Sul do Brasil neste fim de semana; confira a previsão do tempo

De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, um novo episódio de chuva excessiva está prestes a acontecer no Sul do Brasil. Os acumulados de precipitação podem ser suficientes para provocar alagamentos, transbordamentos de arroios e córregos, cheias de rios com enchentes, além de deslizamento de terras.

Com isso, é importante que a população dos três estados do Sul fiquem atentos às condições climáticas, sobretudo Santa Catarina, que será o estado mais castigado pelo novo episódio de chuva. Contudo, volumes de chuva em excesso também podem trazer consequências para o território gaúcho.

“Trata-se de uma condição de elevado perigo meteorológico, considerando o que já choveu nos últimos dias”, adverte o MetSul.

Instabilidade climática no Sul

A instabilidade deve ganhar muita força com a formação de nuvens carregadas nesta sexta-feira (6), especialmente da tarde para a noite, sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas e com queda de granizo.

Já durante o sábado (7), a instabilidade segue para a Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e parte do Paraná. Mais uma vez as chuvas fortes e a queda de granizo são previstas.

É importante alertar que o pior momento das chuvas será no sábado, entre a madrugada e a manhã na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Características deste fenômeno climático

Justamente o avanço do ar tropical quente, sobre a massa de ar frio que está no Sul do Brasil, deve se organizar a instabilidade entre sexta e sábado, na Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com o ar mais quente tomando conta da maior parte do Paraná.

Além disso, as características da instabilidade se assemelham muito a de uma frente quente. Estes sistemas são mais comuns em junho e julho do que em outubro e costumam ser associados a chuvas intensas.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS