Bate na madeira! 4 crenças famosas que todo brasileiro faz ainda em 2023

Desde que o mundo é mundo, é comum as pessoas seguirem fielmente algumas crenças, na esperança de que as coisas comecem a dar certo, ou pelo medo de coisas terríveis acontecerem.

Seja bater na madeira, desvirar o chinelo ou evitar quebrar um espelho, você provavelmente já seguiu fielmente alguma das superstições que serão citadas neste artigo. Confira-as e entenda sua origem.

Confira 4 muito crenças famosas no Brasil e entenda como elas surgiram

Bater na madeira

Em algum momento da sua vida, você já deve ter escutado alguém mandando você bater na madeira para espantar o azar e ficar livre de coisas ruins. Essa crença surgiu entre os celtas, que batiam na madeira para se livrar dos maus espíritos, pois acreditavam que as árvores consumiam os demônios.

Desvirar o chinelo

Nunca deixe seus chinelos virados para baixo se quiser preservar a vida da sua mãe! Brincadeiras à parte, essa história foi criada apenas para ensinar as crianças a guardarem seus próprios calçados.

Não passar em baixo de escadas

É difícil encontrar um brasileiro tão corajoso ao ponto de passar por baixo de uma escada, correndo o risco de adquirir anos de azar. Essa lenda tem origem no Egito Antigo, quando acreditava-se que ter esse tipo de atitude ofenderia os deuses, e que por isso, haveria um castigo.

Quebrar espelho dá azar

Essa superstição surgiu entre os romanos. Esse povo acreditava que demorava sete anos para a renovação da vida, então, se as pessoas que se olhavam no espelho não tivessem bem de saúde, sua imagem quebraria o espelho e o azar duraria por sete anos. No fim deste período, sua vida seria renovada, seu corpo seria fisicamente rejuvenescido, e a maldição finalmente acabaria.

Apesar de não existirem explicações científicas sobre essas crenças, algumas pessoas não ousam sequer duvidar de nenhuma delas.

Imagem: Reprodução / Freepik