Enquanto o Criciúma disputa uma vaga na série A, outras equipes de SC tentam se manter na série B; veja probabilidade de rebaixamento

Faltam apenas algumas rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Criciúma está empolgado. Em 26 confrontos, o clube tem 13 vitórias, oito derrotar e cinco empates; nos últimos cinco jogos, mesmo com três derrotas e uma vitória, o Tigre Catarinense conseguiu se segurar na 4ª colocação na tabela. Caso continue assim, a equipe consegue retornar à elite do futebol brasileiro.

Dos três times catarinenses presentes na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o tricolor é quem conta com o melhor desempenho. Em contrapartida, Chapecoense e Avaí lutam para não alcançar o Z4 da Série B novamente; os dois times estão fora da degola, graças a alguns pontos de diferença. Ou seja, qualquer vacilo nos próximos confrontos, pode ser fatal, tanto para o Verdão do Oeste, quanto para o Leão da Ilha.

Criciúma em grupo seleto sobre rebaixamento; quais são as chances de Avaí e Chapecoense?

Os estudos do departamento matemático da UFMG mostraram quais equipes da Série B do Campeonato Brasileiro têm mais chances de lidar com o rebaixamento. Por conta do desempenho e onde está na tabela atualmente, o Criciúma faz parte do grupo de seis equipes com nenhuma chance de jogar na Série C em 2024, ao lado de Guarani, Novorizontino, Sport, Vitória e Juventude.

No entanto, o Avaí tem 34.3% de chances de lidar com o rebaixamento e jogar na terceira divisão no próximo ano. Atualmente, o Leão da Ilha ocupa a 16ª colocação na tabela da Série B e precisa focar em vencer os próximos jogos para conseguir se distanciar do Z4. Por sua vez, a Chapecoense está em 15º lugar, em situação semelhante a do Avaí, com 36.3% de chances de ser rebaixada.