Alerta! Onda de calor que pode atingir até 44°C nos próximos dias

Nos próximos dias, algumas regiões do Brasil devem atingir temperaturas intensas que jamais foram registradas na história. Nesta sexta-feira (20), durante o fim de semana (21 e 22) e no início da semana que vem, o calor deve ser muito forte em alguns estados, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Em várias partes do país, principalmente no Mato Grosso, Cuiabá, sua capital, os termômetros devem exibir recordes de temperatura. Dados analisados pela MetSul mostram que as máximas no Estado devem estar 2ºC a 3ºC mais altas que as registradas nesta quinta-feira (19), quando fez mais de 43ºC. O Norte de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Sul do Amazonas e do estado do Pará, devem registrar 40ºC ou mais.

“Trata-se de uma situação meteorológica extraordinária e histórica que se experimenta neste momento e tende a prosseguir no Centro-Oeste do Brasil. Há sobre a região um bolsão de ar excepcionalmente quente associado a um centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina e o Paraguai.”, diz a plataforma de notícias climáticas.

Calor intenso no Brasil deve se estender para outros países

O calor não será registrado só em solo brasileiro. As altas temperaturas também devem atingir a Bolívia, ao Paraguai e o Norte da Argentina.

De acordo com o MetSul, uma bolha de calor é a grande responsável pela elevação de temperatura no Brasil. O fenômeno ocorre em áreas de alta pressão que agem como cúpulas de calor e têm ar descendente (subsidência). Esse processo comprime o ar no solo e através disso, aquece a coluna de ar.

“Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela. Foi o que ocorreu na onda de calor histórica de setembro e novamente agora em outubro.”, diz.

Imagem: Reprodução / iStock