3 cidades que foram abandonadas no Brasil e viraram “municípios fantasmas”

No Brasil, encontramos diversas cidades que já foram ambientes prósperos, mas que, com o tempo, acabaram sendo abandonadas por diversos motivos. Essas cidades podem estar mais próximas do que você imagina.

Por aqui, vamos explorar algumas dessas histórias intrigantes e os motivos por trás do abandono desses lugares. Um dos principais fatores que levaram ao declínio dessas cidades foi a mudança nas circunstâncias econômicas.

Veja a seguir quais são essas três cidades e porque elas foram abandonadas por seus moradores!

Igatu, na Bahia

Essa cidade foi uma das cidades prósperas graças à abundância de diamantes em sua região. No entanto, sua prosperidade desapareceu quando o comércio de diamantes enfraqueceu no Brasil no início do século passado.

Isso forçou a maioria dos moradores a deixar a cidade às pressas em busca de outras formas de sobrevivência.

Biribiri, em Minas Gerais

Funcionários de uma fábrica de tecidos construíram a vida de Biribiri no século XIX. Contudo, quando a fábrica fechou suas portas, a vila foi gradualmente abandonada, quando poucas famílias permaneceram lá.

O cenário parece tranquilo, longe de algo assustador, e a vila faz parte do Parque Estadual do Biribiri, um local que abriga a história de uma comunidade trabalhadora que resistiu ao abandono.

Velho Airão, Amazonas

Às margens do Rio Negro, no Amazonas, encontra-se Velho Airão, uma cidade abandonada envolta do mistério e lendas. Contam histórias de que a cidade foi abandonada devido a supostas formigas comedoras de gente.

Esse evento fez com que várias famílias se mudassem da cidade, tornando-a abandonada e sem muitas pessoas. Após a segunda guerra mundial, várias pessoas procuraram se mudar para Manaus em busca de um novo começo.