Wi-Fi Brasil: mais de 500 pontos do país contarão com internet gratuita

O Brasil contará com mais 500 pontos de internet grátis espalhados pelo território nacional. A novidade foi divulgada nesta semana, durante cerimônia comemorativa pelos 50 anos da empresa Telecomunicações Brasileiras (Telebras).

Projetado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Wi-Fi Brasil deve beneficiar escolas, praças públicas, assentamentos rurais, comunidades tradicionais e até mesmo Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conforme a pasta, o programa disponibilizará uma internet com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps).

A ação de inclusão digital será realizada, de acordo com a pasta, graças a uma parceria entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil.

Quando haverá internet de graça no Brasil?

Atualmente é quase impossível ver alguém que não utilize ou não se beneficie do uso da internet no país. Seja para assistir um filme, realizar uma operação financeira ou até mesmo ter uma consulta médica, a tecnologia ganhou papel ainda mais importante com a pandemia da covid-19.

No entanto, mesmo com a sua popularidade e necessidade de uso, a internet ainda não é de acesso livre para todos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 7,28 milhões de famílias não possuíam conexão de rede no ano de 2021.

O número corresponde a cerca de 28,2 milhões de brasileiros com mais de 10 anos, sendo que 3,6 milhões são estudantes. Dos entrevistados, aproximadamente 20% dessas pessoas afirmam que não têm acesso a internet questões financeiras, sendo que 14% dizem que o acesso à rede é caro e outros 6,2% que o equipamento eletrônico necessário para conexão é caro.

Diante deste cenário, é possível que sejam criados, cada vez mais, programas sociais que levam o acesso à internet a quem não tem condições.