Você sabia? Essas palavras estão presentes em todos os idiomas do mundo; veja quais

Com tantos idiomas diferentes espalhados pelo mundo, todos com suas especificidades, fica difícil acreditar que eles tenham alguma semelhança entre si. Entretanto, diferente do que muitos imaginam, existe não só uma, mas duas palavras presentes em todas as línguas.

Recentemente, um grupo de 45 pesquisadores entrevistou cerca de mil falantes de 29 línguas de diversos países, como inglês, espanhol, norueguês, japonês, mandarim, tzeltal e telugu, para tentar encontrar alguma semelhança entre os idiomas. Ao final do estudo, foi constatado que “isso” e “aquilo” são faladas no mundo inteiro, mas escritas de diferentes formas.

“Existem mais de 7.000 línguas diferentes em todo o mundo. Queríamos descobrir como os falantes de uma ampla variedade de línguas usam as palavras mais antigas registradas em todas as línguas – demonstrativos espaciais, como ‘isso’ ou ‘aquilo’”, disse Kenny Coventry, professor da Universidade de East Anglia e autor principal do estudo, em comunicado.

Sobre a pesquisa de idiomas

Para realizar o estudo, os voluntários foram convidados a se posicionar em uma mesa, onde havia objetos com cores e formas específicas, de acordo com o IFL Science. Durante o processo, os participantes precisaram descrever os objetos com um pronome demonstrativo.

“Descobrimos que em todas as línguas que testamos, existe uma palavra para objetos que estão ao alcance do falante, como ‘isso’ em inglês, e uma palavra para objetos fora de alcance – ‘aquilo’”, disse o professor. “Esta distinção pode explicar a origem evolutiva inicial dos demonstrativos como formas linguísticas.”, completou.

Esta pesquisa, cujo artigo científico foi publicado na Nature Human Behavior, foi liderada pela Universidade de East Anglia em colaboração com pesquisadores de 32 outras instituições internacionais, incluindo Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha, Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, Universidade de Aarhus, Dinamarca, e Universidade de Buffalo, Estados Unidos.

Incrível pensar que todos no mundo têm alguma semelhança, não?

Imagem: Getty Images