Você sabia? Clube do RS é o mais antigo do Brasil ainda em atividade

O dia 19 de julho de 1900 é, com toda certeza, uma data gloriosa e igualmente controversa. Foi nesse dia que o clube Rio Grande foi criado e entrou em atividade. A agremiação é proprietária do título de time de futebol mais antigo do país.

Nem tudo é unanimidade aqui. O paulista Ponte Preta, de Campinas, contesta a informação.

Nos anos de 1972, 1974 e 1976, não se encontra registro da participação do Rio Grande nas principais competições estaduais existentes. Esse é a principal contestação apresentada pela Ponte Preta, fundada 23 dias depois do clube gaúcho, para invalidar o título de longevidade do time.

Quando o portal UOL questionou no ano passado o time paulista sobre sua antiguidade no futebol, a assessoria de imprensa respondeu que:

” Ponte Preta afirma ter documentos que comprovam que é o primeiro time de futebol do Brasil em atividade como tal de forma ininterrupta desde sua fundação. O Rio Grande mudou, assumiu outro nome, tem um histórico que mostra interrupção. A Ponte não questiona a fundação anterior. A Ponte se apresenta como primeiro time de futebol do Brasil, fundado como tal, em atividade de forma ininterrupta desde então. Além de ser a primeira democracia racial do futebol brasileiro, com presença de negros entre seus fundadores e dentro de campo. Não questionamos o Rio Grande, apenas reafirmamos nossa posição”.

O Rio Grande se defende alegando possuir documentos e reconhecimentos que asseguram sua versão e que é dele o título. A Confederação Brasileira de Desportos, mãe da atual Confederação Brasileira de Futebol, reconheceu em 1975 o clube gaúcho como sendo o mais antigo.

Acrescentando provas ao argumento do Rio Grande, a CBF ainda lembrou que o dia 19 de julho é considerado do Dia do Futebol justamente pela fundação do primeiro time brasileiro.

Ainda ao UOL, o presidente Cláudio Diaz comentou: “O que a Ponte Preta faz é uma insanidade. Até porque nós temos demonstrado e comprovado por documentos que o Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil e que jamais interrompeu suas atividades esportivas. Temos documentos completos, somos reconhecidos pela Fifa e pela a CBF. A Ponte Preta deveria cuidar mais da vida dela”.

Historiador confirma

O historiador Raul Pons corrobora a versão apresentada pela CBF e pelo Sport Club Rio Grande. Ele afirma que o time teve papel fundamental na disseminação do esporte pelo estado e que chegou a ser a maior força no futebol gaúcho já em 1909.

“Apesar do seu fraco desempenho no futebol há muito tempo, o clube está marcado na história do futebol brasileiro e gaúcho pelo seu pioneirismo no esporte”, reiterou Pons.

Justiça avalizou

Em 03 de dezembro de 2022, a Justiça do Rio Grande do Sul deferiu a ação movida pelo Rio Grande contra a Ponte Preta pelo uso e atestação do time como o mais antigo do Brasil.

A juíza Aline Zambenedetti Borguetti, da 1ª Vara Cível da Comarca do RS ainda condenou o time de Campinas ao pagamento de R$ 2 milhões em indenizações pelo uso indevido da marca.

Para que a população tomasse ciência da decisão, a Ponte Petra deveria ainda ter se retratado publicamente “em jornais de grande circulação e canais da internet, especialmente redes sociais, admitindo o erro em se auto intitular o time mais antigo do Brasil”.

Cabe recurso à decisão e a Ponte Preta não retornou aos contatos da imprensa.