RS fica em 1° lugar em ranking nacional

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de atividades turísticas no estado do Rio Grande do Sul (RS) teve um aumento de 7,5% em janeiro deste ano comparado a dezembro de 2022. O RS é o estado que teve o maior aumento nas atividades. Em seguida está Ceará (7,2%) e Bahia (5,3%).

A pesquisa acompanha a situação de 12 estados turísticos do país e analisou que o turismo do Rio Grande do Sul está 14,2% acima do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia. Os dados foram agrupados pelo Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, instrumento vinculado à Setur (Secretaria de Turismo).

Turistas passaram mais de uma semana no RS

De acordo com Vilson Covatti, titular da Setur, o crescimento se deve aos esforços da gestão para se comunicar com os municípios turísticos do estado e fazer o necessário para atender os visitantes.

Covatti ainda afirma que o Rio Grande do Sul pretende investir em projetos que possam impactar positivamente as atividades turísticas das regiões do estado. “Estamos dando atenção para cada proposta recebida, avaliando com critérios definidos em conjunto com a equipe técnica da secretaria.”, diz.

Em janeiro deste ano, 8.942 profissionais foram contratados para trabalhar com turismo, e 8.921 foram desligados, segundo os dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. A gastronomia foi responsável por 54,2% das admissões no mês.

De acordo com o Governo do Estado, 94% do turistas que visitaram o Rio Grande do Sul em janeiro, vieram para o lazer e apenas 4,2% para tratar de negócios. Os demais visitantes (1,8%) optaram por “outros” para justificar sua visita ao Estado.

Dos turistas, 79,5% ficaram uma semana no Rio Grande do Sul. Além disso, o número de pessoas com destino aos aeroportos também cresceu. Houve um aumento de 17% e 63% em relação, respectivamente, ao mesmo mês em 2022 e 2021.