Veja como identificar um comprovante de Pix falso

A praticidade de fazer transferências bancárias pela internet através do celular também trouxe alguns riscos para os usuários. Dentre os principais golpes e crimes digitais está o Pix falso, um risco que causa prejuízo aos vendedores que não observam atentamente o comprovante de transação, veja em seguida como identificar este golpe. 

Os crimes envolvendo comprovantes falsos não são novidade na praça desde a colocação de envelopes vazios nos caixas eletrônicos. No entanto, com o surgimento e a popularização do Pix novas formas de golpe vêm surgindo. 

Passos para identificar um comprovante de Pix falso

Inicialmente, é preciso olhar o seu extrato bancário após receber a comprovação de um Pix. Transferências deste tipo são automáticas, ou seja, os valores sem cair na mesma hora na conta do usuário. 

Se você receber um comprovante de pagamento mas não identificar o valor na sua conta, não realize a entrega do produto. Tanto as instituições financeiras quanto o Banco Central garantem que o Pix é enviado na mesma hora em que é realizado, portanto entre em contato com o banco caso seja necessário, mas não finalize o negócio até ter certeza que o dinheiro estará na sua conta. 

Se a pessoa que lhe enviou um comprovante de Pix que não chegou na sua conta bancária alegar problemas de indisponibilidade nas transferências, desconfie. 

Observe as datas e horários do comprovante que recebeu. É importante ficar atento a possíveis marcas de edição nos comprovantes de transferência por Pix. Veja se a data e horário contidos no documento correspondem ao momento em que o comprador afirma ter feito a transferência. Verifique também se nomes e logos da instituição financeira parecem corretos. 

O empreendedor também pode observar o tamanho e o estilo da fonte utilizada, uma vez que a alteração destes pode ser outro indício de golpe envolvendo o Pix falso.