Veja como foi a posse e o discurso de Lula, eleito presidente do Brasil

O evento da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi realizado no dia 1º de janeiro, onde o presidente discursou á respeito do combate ao desmatamento, investimentos em políticas públicas e fez críticas ao governo Bolsonaro. Segundo Lula, a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022.

Além de investimentos em saúde e educação, também foram anunciados pelo presidente a revogação dos decretos de porte de armas e políticas públicas para combater a fila do INSS. Confira abaixo mais detalhes sobre a posse.

Posse de Lula contou com passagem simbólica da faixa

Lula mencionou seus mandatos anteriores e afirmou que busca acabar com o teto de gastos e trazer crescimento econômico de forma sustentável, com participação do povo. O presidente mencionou também a pandemia do covid-19, chamou a gestão de Bolsonaro durante o ocorrido de “negacionista, obscurantista e insensível á vida”, e declarou intenção de responsabilizar os culpados. No entanto, também afirmou que não tem “ânimo de revanche”.

Em seu discurso, Lula afirmou: “Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em proveito de um projeto autoritário de poder, nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos, nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentira disseminadas em escala industrial”.

Após a recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro de passar a faixa, a cerimônia simbólica foi realizada por 8 pessoas que representariam o povo brasileiro. Entre elas, estavam a cacique Raoni Metuktire, ativista da causa indígena, e Ivan Baron, que é ativista pela causa anticapacitista.

“Renovo o juramente de fidelidade à Constituição, junto com vice e os ministros que conosco vão trabalhar. Se estamos aqui hoje é graças a consciência política da sociedade brasileira à frente democrática que formamos ao longo dessa campanha histórica”, afirmou o presidente.