Veja como chefes do tráfico de drogas negociam territórios em Porto Alegre

A Polícia Civil de Porto Alegre encontrou uma série de mensagens em celulares de chefes do tráfico da Capital. Os arquivos mostram a forma que os criminosos negociam a divisão de territórios e a venda de drogas.

De acordo com os policiais, o contato entre os criminosos é uma estratégia de grupos rivais devido à proximidade das bocas de fumo comandadas por cada um na região. 

No diálogo, as lideranças criminosas tentam estabelecer um acordo para o fim dos diversos homicídios que têm acontecido na Capital desde abril deste ano, em especial na Vila Conceição e em parte do bairro Santa Tereza. Ao longo da negociação, os bandidos tentam chegar a um acordo sobre qual facção traficará em determinados pontos. Sem que cheguem ao acordo, as lideranças concluem que a disputa com armas continuará. “Quanto ao morro ali, vai ficar como está uma queda de braço em cima dele (sic), pq como falei para vc são camisas opostas que não tem como ter união e sim respeito de poder ter uma ideia quando possível”, disse um dos traficantes por mensagem. 

Nesta semana, quatro pessoas foram mortas e outras 25 ficaram feridas em ataques nos bairros de Porto Alegre.  

Operação Senhores do Crime é deflagrada em Porto Alegre

A apreensão dos dispositivos com os diálogos entre os traficantes ocorreu durante a deflagração da operação “Senhores do Crime”, que cumpriu 23 ordens judiciais de busca e apreensão, além de 32 mandados de prisão temporária. Entre as ordens judiciais cumpridas, 20 foram para pessoas que já estavam no sistema prisional. 

Conforme a Polícia, a nova ordem de prisão dada aos criminosos já recolhidos ainda é válida para que caso a ordem anterior seja liberada, a atual fará com que eles permaneçam na prisão. 

As investigações sobre as facções tiveram início em abril e têm como alvo dois grupos criminosos que comandam áreas centrais da Capital.