Vai chover no feriado? Confira previsão do tempo para os próximos dias no RS

Quem estava pensando em curtir uma praia no feriado (2), já pode mudar os planos, pois a previsão indica que os próximos dias serão marcados por instabilidade no Sul do país, inclusive no Rio Grande do Sul.

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, uma área de baixa pressão na segunda metade desta semana vai resultar em uma forte instabilidade sobre o Sul do Brasil. Neste período, os Estados sulistas devem ser atingidos por temporais e acumulados altos de precipitação, que devem ganhar ainda mais força entre quinta (2) e sexta-feira (3).

Os acumulados mais altos de chuva desta semana são esperados entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná com 100 mm a 200 mm em muitas cidades.

Em caso de temporais, siga as orientações da Defesa Civil

Caso ocorram alagamentos em sua cidade, desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência; se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas.

Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.

Termômetros não devem registrar mais do que 25°C no feriado; confira a previsão

Previsão para os próximos dias no RS:

Quarta-feira (1º): mínima de 16°C e máxima de 24°C. Sol entre nuvens.
Quinta-feira (2): mínima de 16°C e máxima de 23°C. Chuva em alguns momentos do dia.
Sexta-feira (3): mínima de 17°C e máxima de 25°C. Sol entre nuvens, com risco de pancadas de chuva.
Sábado (4): mínima de 13°C e máxima de 23°C. Sol entre nuvens, com chance de chuva pela manhã.
Domingo (5): mínima de 10°C e máxima de 25°C. Tempo firme.

Quando a chuva dará uma trégua?

A partir de sábado (4), as chuvas devem dar uma trégua por conta da secura do ar, que garantirá a presença do sol e tempo firme. A instabilidade deve voltar a afetar a região Sul apenas no dia 9 de novembro.

Imagem: Reprodução / Portal Hortolândia