Alerta importante para brasileiros que fazem compras online

Com a evolução da tecnologia, a praticidade tem tomado conta da vida de pessoas do mundo inteiro, inclusive dos brasileiros. As compras online são um belo exemplo disso, já que os consumidores conseguem adquirir produtos com poucos cliques e no conforto de suas casas.

Infelizmente, junto com essa melhora no universo da Internet, veio também usuários má intencionados, que acabam tirando dinheiro de diversas contas bancárias por meio de golpes, como um que tem desviado o Pix.

A seguir, confira como esse tipo de crime funciona e saiba como se proteger.

Golpe rouba dinheiro de vítimas durante compras online

Recentemente, criminosos passaram a instalar um vírus, chamado de GoPIX, em diversos computadores para conseguir roubar dinheiro de vítimas quando elas realizam compras on-line via PIX. Neste esquema fraudulento, os golpistas alteram o destinatário no momento da transferência.

De acordo com a Kaspersky, empresa de segurança digital, o vírus funciona apenas quando a transferência é na modalidade copia e cola.

O vírus afetam as máquinas por meio de anúncios falsos no Google. Segundo a Kaspersky, os criminosos compram espaço no buscador e usam termos com erros de ortografia para “WhatsApp Web”, por exemplo.

Quando os usuários clicam nessas propagandas acreditando em sua veracidade, o computador é infectado e o vírus passa a espionar a vítima e descobre quando ela realiza uma compra on-line e escolhe o pagamento por PIX copia e cola.

Saiba como se proteger

Uma das melhores formas de se proteger deste e de outros golpes, é checar o destinatário do Pix antes de finalizar o pagamento, já que os dos criminosos são diferentes dos das lojas.

Também é importante baixar programas apenas de sites oficiais, verificar erros ortográficos no endereço do portal, checar se o site tem criptografia atual a partir do código “https” no início da URL e ter um antivírus instalado.

De acordo com a Kaspersky, ela já bloqueou o GoPix em 10 mil casos no Brasil até outubro de 2023.

Imagem: Freepik