Um close na exposição fotográfica da paisagem urbana de Porto Alegre

Uma exposição fotográfica chamada de Inquérito de Testemunhas Concretas realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está trazendo um novo olhar pelas paisagens de Porto Alegre. 

Pelas lentes e mãos do artista Gustavo Balbela, mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes, o autoritarismo da paisagem urbana é mostrado. 

A coleção conta com fotografias de seis viadutos construídos na Capital durante o período da ditadura. Com o apoio de textos e imagens, o visitante se vê em meio a composição da cidade.

O objetivo do trabalho do artista é promover a reflexão sobre o período através da combinação entre as fotografias e uma instalação feita com pranchas justapostas a imagens de imprensa, mapas, ensaios, arquivos de livros, reproduções e outras obras de arte. 

Balbela é designer e editor na Austral Edições, e desenvolve sua obra a partir da produção e catalogação de imagens técnicas. O artista investiga, através de sua obra, uma perspectiva pessoal diante da paisagem urbana, trazendo questões relacionadas a processos históricos como a globalização, autoritarismo e colonialismo. Gustavo já participou de exposições no Brasil, Uruguai, Hungria, Suécia, Polônia e Eslovênia.

Além disso, o artista também possui obras integrando coleções privadas tanto no Brasil como na Europa. 

Onde conferir a exposição gratuita em Porto Alegre

A mostra Inquérito de Testemunhas Concretas estará disponível para o público até o dia 25 de agosto, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes.  A entrada é gratuita para o público e pode ser conferida das 10 horas às 18 horas, horário padrão de fechamento do local. 

A Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, galeria de arte do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fica localizada na Rua Sr. dos Passo, no número 248 do Centro Histórico de Porto Alegre.