Uergs: cursos de artes serão transferidos para Porto Alegre em 2023

Após mais de 20 anos sendo ofertados em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, os cursos de Artes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) passarão a ser ministrados em Porto Alegre a partir do próximo ano.  

Segundo a instituição, o processo de transferência será gradual, ou seja, os alunos que já iniciaram suas licenciaturas em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro em Montenegro concluirão seus cursos lá. No entanto, novos alunos farão as matrículas já na Capital. 

A troca foi planejada a partir da demanda da comunidade dos cursos de Artes por mais estrutura e espaço, o que não ocorre no local atual. Com isso, após deliberação por parte do Conselho Superior da Uergs (Consun), ficou decidido que as quatro graduações ocupariam o campus localizado na Rua Washington Luiz, Centro de Porto Alegre, onde funcionava a sede da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) até o início de sua extinção, em 2018.

Convênio com Sedac diversificará espaços para a Uergs

Em primeiro momento, o novo espaço não será adaptado às necessidades específicas dos cursos de Artes que precisam de salas com piso de madeira, espelhos, espaço para instrumentos musicais e salas que sirvam de ateliê. Porém, para isto, um convênio assinado com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) garante que alunos e professores da Uergs possam utilizar espaços como a Casa de Cultura Mario Quintana, o Teatro de Arena, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs). 

O convênio em questão terá duração de cinco anos, podendo ser prorrogado, e permitirá uma melhor estrutura para as aulas.  “Esse convênio permite que usemos esses espaços para aulas normais, mas também para atividades de extensão e pesquisa. Paulatinamente, vamos nos instalando no campus central, mas esse convênio também traz a vantagem de usarmos esses equipamentos culturais não só para atividades envolvendo alunos, mas a própria comunidade”, aponta Marcelo Ádams, professor e coordenador do curso de Licenciatura em Teatro.