Telefone de três dígitos para centralizar atendimento é criado pelo Governo do RS

Um novo telefone para atendimento direto à população está sendo implementado pelo governo do Rio Grande do Sul. O número para contato é o 155

A ferramenta está no ar em fase de testes e começará a ser divulgada pelo Palácio Piratini nos próximos dias. A proposta é semelhante a do telefone 156, da prefeitura de Porto Alegre. A ideia é de que esse canal centralize o atendimento telefônico para diversos assuntos, a exemplo do que ocorre no portal rs.gov, que concentra os serviços digitais do governo.

O número utilizado trata-se de um código disponibilizado em todo o país pelas operadoras para serviços de utilidade pública estadual. Conforme o secretário do Planejamento, Cláudio Gastal, 16 atendentes já estão trabalhando na plataforma, recebendo demandas relacionadas à confecção de carteira de identidade e serviços do Detran, do Tudo Fácil, do IPE Saúde e do IPE Prev.

“O cidadão só precisará lembrar de um número para acessar os serviços do estado, o que facilita a memorização e o acesso”, comenta Gastal. No futuro, serão incluídos novos serviços no canal telefônico, como a Ouvidoria e o atendimento da Secretaria da Fazenda

Nos próximos dias, o governo lançará uma campanha publicitária para a promover o 155, além de divulgar o novo telefone no site oficial e nas agências do Tudo Fácil.