Truque permite ler mensagens excluídas do Whatsapp

Na loja de aplicativos do sistema Android já é possível encontrar diversos aplicativos não oficiais que prometem recuperar as mensagens excluídas do WhatsApp.

Essa função parece despertar muito o interesse dos usuários, visto que um novo aplicativo do tipo chamado WAMR já foi baixado mais de 10 milhões de vezes.

De acordo com o The Sun, o WAMR parece recuperar dados excluídos não somente do WhatsApp, como também do Facebook Messenger e outras plataformas.

O aplicativo utiliza o histórico de notificações para detectar as mensagens excluídas, pois devido à criptografia do WhatsApp, não é possível acessar as mensagens diretamente.

Além das mensagens escritas, a mídia adicional contida nelas também podem ser recuperadas. Como por exemplo: fotos, vídeos, gifs, áudios, documentos, adesivos, etc.

O próprio aplicativo deixa uma observação de que não é uma maneira oficial de recuperação de mensagens excluídas e limitações podem ser encontradas.  

Privacidade e segurança

É necessário atentar-se que existe um risco de privacidade ao realizar o download do aplicativo. Para o mesmo funcionar, várias permissões devem ser concedidas pelo usuário.

Permissões essas que podem comprometer os dados de outros aplicativos contidos no aparelho.

Históricos de buscas no navegador e listas de contatos estão entre os dados que podem ser acessados pelo WAMR. 

Sem dúvidas, é uma função muito interessante e que desperta grande curiosidade nos usuários. Muitos desejam descobrir o que estava escrito em alguma mensagem que acabou sendo apagada, muitas vezes antes de ter sido lida.

Porém, é importante ponderar se vale o risco de expor seus dados para um aplicativo não oficial e sujeito a falhas.