PIS na carteira de trabalho digital: Como habilitar?

A data de início do pagamento do Programa de Integração Social (PIS) está bem próxima. Nascidos em janeiro e beneficiários de municípios da Bahia e Minas Gerais afetados pela chuva começam a receber o benefício dia 8 de fevereiro.

Muitos trabalhadores ainda possuem dúvidas quanto aos detalhes do abono e de como saber se possuem direito ou não ao benefício.

Existem diversas formas de realizar o procedimento, sendo a consulta através da Carteira de Trabalho Digital a mais indicada pelo governo e a instituição bancária.

Para realização da consulta é necessário habilitar o PIS na Carteira de Trabalho Digital. O primeiro passo é realizar o download da plataforma na loja de aplicativos do seu celular.

Ao acessar o aplicativo já instalado, o beneficiário poderá acessá-lo com a conta Gov.br. Caso não possua a conta, é necessário criar um login com usuário e senha. Feito isso, na página inicial, clique em “Benefícios” e depois em “Abono Salarial”.

O trabalhador será redirecionado a um campo onde conseguirá verificar diversas informações como elegibilidade ao benefício, o valor que será depositado e a agência bancária para realização do saque.

A consulta não precisa ser necessariamente realizada através de um smartphone. A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada através do site https://servicos.mte.gov.br/, também pelo cadastro no Gov.br.

Benefícios da Carteira de Trabalho Digital

Além da consulta ao PIS, no aplicativo e site da CTPS é possível verificar outros benefícios assistenciais como seguro desemprego e o BEm. O trabalhador tem acesso também a todos os seus contratos trabalhistas.

A plataforma foi lançada em 2017, mas foi em 2019 que a mesma passou a poder substituir o documento físico e facilitar o processo de contratação e dispensa tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

A digitalização de documentos é muito importante para acompanhar o processo de evolução tecnológica que estamos vivenciando atualmente.