Tradicional evento do RS não vai acontecer em 2023

Um tradicional evento do Rio Grande do Sul não será realizado em 2023. Nesta quarta-feira (9), a Arquidiocese de Porto Alegre anunciou que não realizará a procissão de motociclistas em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. O evento ocorre na capital há quase 60 anos.

Em nota com título “Vida e fé sim, vandalismo não”, assinada pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, e o,assistente eclesiástico da procissão, Pe. Vanderlei Mengue Bock, foi explicado o motivo para o cancelamento.

A Arquidiocese afirma que há um processo de “vandalização” da procissão nos últimos anos, citando casos de problemas como agressões, roubos e até morte em edições anteriores. De acordo com a organização, o evento irá retornar eventualmente. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Arquidiocese de Porto Alegre cancela tradicional evento da capital

No texto, são explicados diversos problemas relacionados ao evento, como aumento de roubos de motos nos dias anteriores à procissão. “Conforme as autoridades de Segurança Pública, na semana que antecede a procissão dos Motociclistas, ocorre o maior número de roubos de motos na cidade, e os veículos são abandonados após o evento.”, afirma a nota.

Segundo a Arquidiocese, há participantes que não respeitam as normas de trânsito — são citados motoristas que tiram ou cobrem as placas e também casos de agressões aos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A nota menciona a morte de um jovem participante que se dirigia para a procissão, durante a edição de 2022.

A organização afirma que a procissão não está permanentemente encerrada, mas que “faz-se necessário repensar todo o evento: local, credenciamento, concentração, trajeto, dispersão.”, afirma a nota. “Salientamos que não estamos encerrando a procissão de motos, mas trabalhando na sua reestruturação, para resgatar a sua originalidade: “ser expressão de fé e devoção”, conclui.

Imagem: Reprodução / Pedro Piegas / Prefeitura Municipal de Porto Alegre