Theatro São Pedro: acervo particular de Eva Sopher é doado ao Memorial

O acervo de Eva Sopher, importante figura que ficou à frente do Theatro São Pedro de Porto Alegre por mais de quatro décadas foi doado à instituição. 

Ruth Pereyron e Renata Rubim, filhas de Eva, falecida em 2018 aos 94 anos, doaram ao memorial da famosa casa de espetáculos da Capital itens do acervo pessoal da guardiã do teatro. 

Entre medalhas, placas, troféus, certificados e documentos, a ex-presidente do Theatro São Pedro fundiu sua história à da casa teatral. 

A entrega dos pertences de dona Eva, como era carinhosamente chamada, foi feita de forma íntima e discreta, com a entrega dos itens sendo feita a João Antônio Porto, atual diretor operacional e funcionário do local há 36 anos e a Carmen Lúcia Morandi, colaboradora do local há 40 anos.

Eva Sopher coordenou o Theatro São Pedro durante 43 anos, tendo assumido o posto em 1975. Dona Eva lutou durante anos pela revitalização do teatro, que conseguiu reinaugurar em 1984, fazendo com que a casa de espetáculos se tornasse um dos principais palcos do país. 

A Associação Amigos do Theatro São Pedro também foi fundada pela guardiã em 1985, além de ter estado à frente da criação de um dos maiores complexos culturais da América Latina, o Multipalco.