Tentativas de envenenamento de animais em praça de Porto Alegre preocupam frequentadores

No bairro Passo d’Areia, na zona norte de Porto Alegre, os frequentadores da Praça Frank Long estão preocupados com a saúde de seus animais de estimação. Neste ano, já foi registrada ao menos três tentativas de envenenamento na quadra poliesportiva do espaço, que serve como um cachorródromo.

Os frequentadores afirmam que a situação está assustando tutores e até mesmo pais que levam seus filhos pequenos ao local.  De acordo com eles, também já atiraram rojões em direção ao local. A Polícia Civil vai investigar a autoria das ações. 

No dia 30 de setembro, outros frequentadores localizaram vários pedaços de bolinhos de carne espalhados na área. Depois do caso do rojão, mais pedaços de salsichas com veneno foram encontrados na quadra.

Itens da quadra são retirados pela prefeitura de Porto Alegre

Na terça-feira (04) à tarde, funcionários da prefeitura estiveram na quadra para retirar os portões, bancos e demais itens instalados pelo grupo, que é composto por mais de 40 moradores da região. Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) afirmou que, para a instalação adequada de um cachorródromo no local, os moradores precisam fazer uma solicitação via canais do 156. 

A secretaria confirmou, também, que retirou “portões, bebedouro e lixeira de dentro da quadra poliesportiva da Praça Frank Long por terem sido colocados em local inadequado para o uso a que se destina o espaço”. 

“A prefeitura reitera que o espaço é público e que todas as obras de melhoria ou adequação dos equipamentos devem ser aprovadas pelo poder público e que está à disposição para conversar com a comunidade do entorno sobre a melhor utilização da área. Um formulário será disponibilizado para identificar junto à população as prioridades quanto aos equipamentos da praça”, diz outro trecho da nota.

No próximo sábado (08), frequentadores do local pretendem realizar uma manifestação pacífica para chamar atenção para a situação. Eles também pretendem instalar um novo cachorródromo na praça, com autorização da prefeitura.