Tempo para abertura de empresas é reduzido pela metade em Porto Alegre; Saiba como

Agora, os empreendedores que desejam abrir uma empresa em Porto Alegre já podem conferir a viabilidade automaticamente, ou seja, obter na mesma hora a análise do endereço onde pretende investir e conferir se ele está disponível e se o tipo de empreendimento é viável.

O sistema automático cruza informações do Plano Diretor, da atividade empresarial pesquisada e sua classificação de risco. A implementação vai permitir que o tempo de abertura de empresas de média e alta complexidade reduza de 23 horas para, pelo menos, a metade.

Desde o início do ano, mais de 87 mil consultas de viabilidade foram realizadas, incluindo baixo risco. A média de retorno era de 14 horas, já que as solicitações eram analisadas manualmente, levando cerca de 30 minutos para que a demanda entrasse no sistema.

A novidade é uma parceria entre a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Junta Comercial do Estado, Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora.

“Estamos felizes em anunciarmos essa atualização que irá facilitar e agilizar ainda mais o processo para abrir uma empresa em Porto Alegre. Somos a primeira cidade do sul do país a termos essa abertura automática. Isso faz parte do compromisso do governo em ser amigo do empreendedor e desburocratizar sistemas”, afirma o secretário Vicente Perrone.

Para acessar a viabilidade, o caminho segue sendo pelo site da Junta Comercial. A diferença é que, após preencher todos os dados e enviar para análise, o resultado sai na mesma hora. Caso a viabilidade seja indeferida, o interessado deve receber o motivo para que possa ser sanado ou não.