Tecnologia permitirá monitoramento da instalação e do plantel no Rio Grande do Sul

Automação das ambiências nas instalações e controle de consumo de ração e água dos suínos estão entre as inovações citadas pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

“Hoje é possível fazer tudo o que se imagina dentro de uma granja em termos de controle, temos tecnologia para isso, mas o problema talvez seja a falta recursos em muitos casos” – Paulo Armando Oliveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

Atualmente, o investimento em novas tecnologias é de extrema importância. A automação de ambiência em granjas e aviários contribuem para as boas práticas relacionadas ao bem-estar animal, quesito indispensável ao mercado consumidor e fator importante para atingir bons resultados na produção de proteína animal.

Para Paulo Armando de Oliveira, a modernização das edificações na produção de proteína animal contribui para a competitividade. “As condições ambientais internas são importantíssimas, tanto do ponto de vista da ambiência como para a saúde e sanidade animal”

Hoje, já existe tecnologia que permite o monitoramento em tempo real das condições ambientais das instalações e do consumo de água e ração de cada animal, individualmente. O aumento do número de granjas investindo em tecnologias de automação foi um fator influenciador para diminuir o preço dos equipamentos.

Os conceitos de ambiência devem ser observados no espaço interno e externo das edificações, onde o uso de tecnologias de monitoramento desempenha papel primordial no controle da temperatura, da umidade relativa e velocidade do ar, concentração de gazes, entre outros.